quarta-feira, 29 de abril de 2015

FRUTAS INVERNAIS







 

 

Verdadeiro e falso sobre o pinhão

A semente da araucária é fonte de proteínas, minerais e vitaminas. Versátil, trata-se de uma excelente opção para a estação mais fria do ano. Saiba quais são as verdades e mentiras sobre o pinhão


Para atingir as necessidades diárias dos nutrientes que o pinhão possui, a indicação é que se
consuma entre seis e 10 unidades. Foto: Fabio Mangabeira
Além de ser uma ótima opção para as estações mais frias do ano, o pinhão é fonte de proteínas, minerais e vitaminas. Confira abaixo um verdadeiro e falso sobre a semente da araucária:

A semente é rica fonte de nutrientes

Verdadeiro. O pinhão é um alimento rico em diversos nutrientes importantes para a saúde. Uma porção de 100 g é abundante em proteínas (3,94 g), cálcio (35 mg), ferro (70 mg), fósforo (136 mg) e vitaminas A, B1 e C. No total, serão consumidas 196 kcal e 1,34 g de gorduras.

Quando preparado com pratos doces, perde suas propriedades

Falso. Na realidade, o pinhão é um alimento muito versátil — podendo ser utilizado em diversos tipos de bolos, tortas e outros pratos doces. Sua polpa é a parte comestível, e deve ser consumida depois de cozida. O modo de preparo não altera o valor nutricional dele, assim as propriedades continuam as mesmas.

O pinhão cozido pode ser conservado na salmoura

Verdadeiro. Sim, é verdade que o pinhão pode ser conservado na salmoura; além disso, conservar no vinagre também é uma escolha adequada. Outra opção é cozinhar bem — por sua casca ser dura, esse primeiro passo é fundamental —, descascar e reservar apenas a polpa no freezer. Dessa maneira, ele mantém o sabor e o valor nutritivo no momento do consumo.


A porção diária recomendada é de 100g

Verdadeiro. O pinhão é uma semente muito apetitosa e tem alto valor alimentício, por ser rico em proteínas e possuir um teor de 50% a 60% de óleo. Para atingir as necessidades diárias dos nutrientes que o pinhão possui, a indicação é que se consuma entre seis e 10 unidades.

É um alimento de baixa caloria

Falso. O pinhão deve ser consumido moderadamente, uma vez que possui alto teor de gordura: uma porção de 100 g do alimento pode ter até 196 kcal. Ainda assim, seu consumo em quantidade adequada traz diversos benefícios à saúde, como o fortalecimento dos ossos, já que é uma semente extremamente rica em mineirais como cálcio e fósforo.

Pode ser consumido como um aperitivo

Verdadeiro. Uma dica saborosa para se levar em conta naquele momento que estiver preparando o pinhão é cozinhá-lo e deixar somente a sua polpa à mostra, depois deve-se adicionar um pouco de sal, algumas pitadas de orégano e também de pimenta do reino.

 Resultado de imagem para pinhãoResultado de imagem para pinhão
O tomate é Fruta ou Legume?



Botanicamente o tomate é um fruto. O tomate tem ovário e sementes de uma planta florífera. Entretanto, tomate tem muito menos açúcar do que as frutas, e desta forma não é doce. Tipicamente servido como parte de uma salada ou de um prato principal, ao invés de sobremesa, o tomate é considerado legume para propósitos culinários. 

A argumentação do tomate ser fruta mas considerado legume para fins culinários, teve implicações legais nos Estados Unidos. Em 1887 as leis tarifárias impuseram uma taxa sobre os legumes, mas não sobre as frutas. Isso fez a classificação do tomate tomar importância legal. A Suprema Corte encerrou a controvérsia em 1893, declarando que o tomate é um legume, baseado na definição popular que o classificava pelo uso, sendo ele utilizado como um prato e não como sobremesa.




Alimento funcional: benefício extra à saúde

É consenso de que saúde e boa alimentação caminham juntas. Há alguns anos, um novo conceito de nutrição vem ganhando adeptos: é a chamada Alimentação Funcional.
Alimento funcional: benefício extra à saúde
Esse conceito foi introduzido primeiramente no Japão, na década de 80, é baseado no cardápio individualizado, leva em conta a saúde, estilo de vida, sexo e as necessidades de cada pessoa para definir o que faz bem ou mal àquele indivíduo.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alimento funcional é definido como "aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido, como parte da dieta habitual, produz efeitos benéficos à saúde".
Os alimentos funcionais têm sido muito estudados e embora não curem, apresentam componentes ativos capazes de prevenir ou reduzir o risco de algumas doenças.
Antes de definir o cardápio, vale consultar um nutricionista para que as escolhas e porções sejam bem feitas e balanceadas para as necessidades reais de cada indivíduo.
Confira na tabela abaixo alimentos que têm seus benefícios comprovados cientificamente e devem fazer parte da dieta diária. Conheça também um cardápio funcional balanceado.

Parceiros da boa alimentação

Alimentos Benefício Quantidade
Soja Redução do colesterol ruim (LDL), ajuda a diminuir os sintomas da menopausa 25g a 60 gramas por dia
Aveia integral Reduz os níveis de colesterol, inclusive o LDL 40 a 60 gramas por dia
Peixes Redução do risco de doenças cardiovasculares Três porções por semana
Alho Diminuição da pressão arterial e dos níveis de colesterol um dente de alho por dia, de preferência, cru
Chá verde Redução do risco de câncer de esôfago e gástrico 4 a 6 xícaras por dia
Tomate, goiaba Ação oxidante e redução do risco de câncer de próstata 10 porções semanais
Espinafre, Couve Diminuição do risco de degeneração macular e de catarata 1 colher de sopa por dia
Cenoura, Manga, Abóbora Percursos da vitamina A, com ação hipotensiva 1 porção diária
Vinho tinto Redução de colesterol, estimulação do sistema imunológico uma taça por dia (mas atenção pois não deixa de ser uma bebida alcoólica)
Óleo de linhaça, nozes amêndoas, castanhas e azeite de oliva O ácido graxo tem ação imonológica e anticancerígena 1 colher de sopa ao dia
Maçã Prevenção de eventos cardiovasculares, trombose e câncer de pulmão 1 maçã por dia

Exemplo de cardápio funcional

Refeição Cardápio
Café da manhã Chá de ervas
Pão integral com linhaça e queijo branco
Mamão com aveia
Lanche da manhã 1 maçã
Almoço Salada de rúcula, agrião e tomate, temperada com azeite
Arroz integral
Feijão
Peito de frango grelhado
Brócolis e cenoura cozida
Abacaxi e suco de melancia
Lanche da tarde Leite de soja batido com morangos
Jantar Salada de soja com cenoura e berinjela, temperada com azeite
Sardinha ao forno temperada com cebola
Purê de batata
Chicória refogada
Salada de frutas e suco de uva

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Alguns benefícios da Salada de Frutas



As frutas são presença garantida em uma dieta saudável e balanceada, com a vantagem de, diferentes de alguns legumes e vegetais, serem doces, aromáticas, suculentas e muito saborosas.
Seja no verão ou no inverno, as frutas permitem várias combinações e acompanhamentos e são bem-vindas no café da manhã, no almoço, no jantar, como sobremesa e como lanchinho entre as refeições.


O consumo da salada de frutas pode trazer uma série de outros benefícios para a saúde, como você pode ver a seguir:


Quem resolve trocar um sorvete com calda cremosa por uma deliciosa e colorida salada de frutas não sai ganhando apenas na economia de calorias.

  • Proteção contra o envelhecimento precoce

As frutas possuem ação antioxidante, o que ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso são fontes naturais de vitaminas A, C e E, que também protegem contra o envelhecimento celular.

  • Combate ao estresse e à depressão

Quem sofre de depressão, normalmente pode ter deficiência das vitaminas C e A no organismo, vitaminas que podem ser encontradas na laranja, na manga e na banana, por exemplo, frutas que batidas com água formam um poderoso suco anti-estresse.

  • Ajuda a combater a celulite e retenção de líquidos

A celulite que tanto apavora a maioria das mulheres nada mais é o resultado de uma retenção de água e toxinas nas células. Frutas como a maçã e o abacaxi funcionam na prevenção de tal retenção, pois o abacaxi possui enzimas de ação anti-inflamatória e diurética e a maçã é ótima para eliminar as toxinas do corpo, fazendo uma verdadeira limpeza no organismo.

  • Auxilia no bom funcionamento do organismo

As frutas possuem vitaminas, sais minerais, fibras e carboidratos indispensáveis para a saúde do corpo e para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

  • Opção saudável e com baixas calorias

Para saciar a vontade de comer doces, a salada de frutas é uma opção equilibrada e com baixas calorias. Uma taça de aproximadamente 250 gramas contém em média 131 calorias, mas tudo depende da fruta e principalmente dos acompanhamentos.
As saladas de frutas como opção de sobremesas recebem acompanhamentos diferentes para deixá-las ainda mais saborosas. Entre eles os mais comuns são o leite condensado, o creme de leite e até chantilly. Mas para que você possa aproveitar o sabor das frutas sem se exceder, a dica é escolher acompanhamentos saudáveis como o próprio suco da fruta, o mel, a linhaça, o iogurte, a aveia e a granola, que além de possuírem poucas calorias, dão uma turbinada na sua salada deixando-a ainda mais nutritiva.



Referências:
 / Dicas de mulher

Salada De Frutas



Saudável e muito saborosa, a salada de frutas é uma sobremesa ideal para os dias quentes. O prato é bastante refrescante e possui nutrientes importantes. Misture suas frutas favoritas e bom apetite.

1. Mix de cores e texturas – Escolha frutas com cores marcantes e contrastantes como verde, laranja, amarelo, vermelho, roxo. Além das cores, misturar frutas macias com crocantes, suculentas com outras mais sequinhas deixa a salada bem mais interessante.
2. Retire sementes, peles e cabinhos – Nada de preguiça! É muito mais gostoso quando podemos saborear sem a preocupação de separar as partes chatinhas.
3. Use partes iguais de cada fruta – Não tem coisa mais chata do que, em uma única colherada, comer uma fruta só. Se usar a mesma quantidade de cada fruta, a mistura de sabores fica muuuito melhor.
4. Corte as frutas do mesmo tamanho – Além de ficar com o visual mais atraente, também fica mais fácil de comer. Eu adoro cortar tudo em cubos pequenos, de um jeito que dê para perceber a textura e sabor da fruta.
5. Escolha frutas da estação – Todo mundo sabe que as frutas da estação oferecem o máximo de sabor e suas melhores texturas. Morango, por exemplo, fora de época tem uma cor esbranquiçada, sabor aguado e azedo. Eu detesto!
6. Evite frutas verdes ou maduras demais – O ideal é que as frutas utilizadas estejam no mesmo ponto de maturação. Frutas muito maduras acabam se desintegrando e deixam a salada com um aspecto feio e gosto de passada. Já as frutas mais verdes tendem a ser duras demais e um sabor não tão agradável (azedas demais, amarram a boca…).
7. Use sucos de frutas cítricas – Adoro uma salada de frutas mais molhadinha. Usar suco de laranja, limão ou maracujá acentuam o sabor das outras frutas e ajudam na conservação, evitando que elas escureçam.
*Nem pensem em usar leite condensado ou creme de leite, heim?!
8. Acrescente ervas – Misturar hortelã, manjericão e até uma pimentinha (rosa, por exemplo) dão um toque super especial.
9. Adoce com mel – As vezes acontece da salada ficar um pouco mais azedinha, né? Quando isso acontece, acrescento um pouquinho de mel na hora de servir.
10. Sirva com extras! – Granola, amêndoas, pistache, nozes, castanhas, linhaça dão uma textura mais que especial e combinam muito com salada de frutas. Também adoro comer salada de frutas acompanhada de iogurte.
Sugestão de ingredientes:
– Morangos
– Figos
– Abacaxi
– Mamão
– Melão
– Blueberries
– Bananas
– Kiwis
– Manga
– Uvas
– Suco de laranja e maracujá
– Mel

                                                                                                                      Referencia: Carol Magalhães.